quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Saiba qual o diagnóstico e o tratamento da Piometria em cadelas.

De acordo com Alexandrino (2010), O diagnóstico da piometra é feito baseado na história, sinais clínicos e resultados de exames. O resultado do hemograma geralmente é compatível com infecção (aumento de células de defesa) podendo revelar anemia em casos crônicos. Os exames bioquímicos de função renal e hepática podem indicar envolvimento destes órgãos, principalmente alteração renal causado principalmente pela liberação de toxinas pelas bactérias do útero. Radiografia e ultra-sonografia abdominais também são importantes na confirmação do diagnóstico.
Tratamento: Alexandrino (2010) afirma que o tratamento da piometra deve ser imediato e agressivo, pois se trata de uma doença potencialmente fatal. Após estabilização da cadela ou gata com fluídos intravenosos e antibióticos, o tratamento definitivo pode ser efetuado. A cirurgia de ovariohisterectomia (remoção de útero e ovários) é o tratamento de escolha, sendo o mais seguro e eficaz, pois remove imediatamente a fonte do problema. (Fonte: portalnossomundo.com)

Entenda o que é a Piometria em Cadelas, e os seus sintomas.

A piometra é uma infecção uterina que se desenvolve sob a influência da progesterona. É caracterizada por ser uma infecção uterina bacteriana com presença de exsudato muco-purulento no lúmen uterino e ocorre no endométrio que sofreu hiperplasia cística em decorrência de uma estimulação prolongada de hormônios. A Escherichia coli é o microrganismo mais comumente isolado. Epidemiologia: A piometra é uma importante e comum doença em cadelas adultas e não castradas, provavelmente é a doença mais severa do útero e é responsável por um índice elevado de mortalidade quando não diagnosticada precocemente.
Acomete quase um quarto de todas as cadelas inteiras antes de chegar a 10 anos de idade, mas comumente em cadelas de sete a oito anos. Após os nove anos a prevalência da infecção pode chegar a mais de 60% e antes dos seis anos o aparecimento está relacionado com a administração de progesterona ou estrógeno. Cadelas nuliparas apresentam riscos moderadamente aumentados no desenvolvimento da piometra, em relação a animais primíparos ou multíparos. Outros fatores predisponentes incluem ciclos estrais irregulares e pseudociese. Os animais mais velhos são mais predispostos e não há predileção por raças, mas SMITH (2006) percebeu uma maior incidência em Golden Retriever, Schnauzer, Terrier Irlandês, Saint Bernard, Airedale Terrier, Cavalier King Charles Spaniel, Rouggh Collie, Rottweiler e Bernese, Cocker Spaniel.
Sinais clínicos: As manifestações se associam com a liberação de toxinas bacterianas e sepse e variam de acordo com a condição da cérvix. As manifestações clínicas clássicas da piometra são poliúria, polidipsia, vômito, diarréia, letargia, desidratação, depressão, anorexia/inapetência e aumento do volume do útero, facilmente palpável. A temperatura corpórea é variável, freqüentemente está normal, mas pode apresentar um aumento por causa da infecção bacteriana secundária, septicemia ou toxemia. Um corrimento vulvar purulento está presente nos animais com piometra do tipo aberta. Quando a cérvix esta fechada, não ocorre nenhuma secreção e o útero fica grande e pode causar distensão abdominal. A conseqüência de uma piometra de cérvix fechada é septicemia, pois acumula grande quantidade de pus dentro da luz uterina e tende a tornar os animais mais deprimidos e intoxicados. Em caso de septicemia ou toxemia, as principais manifestações são taquicardia, preenchimento capilar prolongado, pulso femoral fraco e temperatura retal reduzida. (Fonte:Portalnossomundo.com)

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Mulher americana diz que seu cãozinho Duke salvou a vida do seu bebê de dois meses. (Com certeza !!!)

A americana Jenna Brousseau disse que seu cão ajudou a salvar a vida de sua filha no mês passado em Portland, no estado do Connecticut (EUA). A mulher contou à emissora de TV “WFSB” que estava dormindo, quando o cão chamado “Duke” subiu na cama e parecia muito assustado. Jenna disse ter estranhado o fato, pois “Duke” é extremamente obediente. Ela desconfiou que algo estava errado e levantou. Quando entrou no quarto de sua bebê de dois meses, Jenna notou que a menina não estava respirando. Rapidamente, o marido de Jenna ligou para o serviço de emergência. A bebê foi levada para o hospital, onde os médicos conseguiram reanimá-la. Para Jenna Brousseau, cão salvou a vida de sua filha. (Fonte anda.jor.br)

Acidentes com animais abandonados leva polícia a autuar tutores. ( Já estava mais do que na hora!!!)

A Polícia Civil passará a responsabilizar os tutores de animais que forem abandonados em Santo Antônio da Platina (130 km de Londrina). O aumento da fiscalização se deve ao alto número de acidentes registrados com animais soltos pelas rodovias e ruas do município, segundo informou o delegado Fátimo de Siqueira. “Temos muitos animais abandonados e acidentes de trânsito têm acontecido, inclusive teve um bem grave. Um Astra com três mulheres bateu contra um cavalo, o animal morreu e elas foram levadas para o hospital. Nós estamos tentando coibir a prática do abandono com essas providências contra os tutores”, destacou.
Abandono de animais é considerado uma contravenção e quem for flagrado assinará um termo circunstanciado. A polícia já fez ações de conscientização na cidade e passará a autuar quem for flagrado abandonando animais. Os condenados geralmente têm que cumprir penas alternativas, já que o tempo de pena é menor que dois anos. Segundo Siqueira, uma ONG da cidade recolhe animais de pequeno porte, como cachorros e gatos. Os problemas registrados em Santo Antônio da Platina têm se dado especialmente com equinos soltos nas rodovias, onde os motoristas estão em alta velocidade e podem acontecer acidentes de trânsito graves.
A intenção da Polícia Civil é também apreender esses animais. “Nós estamos dependendo da prefeitura. Já estivemos conversando, mas precisamos de um local para deixar esses animais, até uns três dias enquanto eles não são destinados para um local adequado ou o tutor se apresente”, colocou. A expectativa é que o encaminhamento dos animais comece até o próximo ano. (Fonte:anda.jor.br)

Orangotangos voltam-se contra agressores durante massacre na Indonésia. (Tadinhos...lutando pelo direito à vida)

(O olhar de desolação ao ver sua casinha sendo destruida) Após sofrer espancamentos e tiros, uma tribo de orangotangos reagiu e cercou um trabalhador de uma plantação de palmeiras, e esmurraram-no e deram-lhe mordidas até deixá-lo inconsciente. O dia em que os macacos contra-atacaram os seres humanos não deixou surpresos os conservacionistas na parte indonésia da Ilha de Bornéu – os animais vêm perdendo o seu habitat devido à exploração de madeira e às empresas de óleo de palma.
Há alguns dias atrás, uma fêmea de orangotango foi encontrada gravemente ferida, com mais de 100 balas de pistola de “chumbinho” em seu corpo, e está sendo tratada. Outros foram espancados ou mortos a tiros. A vingança contra os seres humanos aconteceu quando um homem identificado apenas como Kurnadi estava trabalhando em uma plantação de palmeiras. Ninguém testemunhou o ataque, mas ele foi encontrado mais tarde por outro trabalhador, coberto de mordidas e contusões – ferimentos que pareciam ter sido causados por um grupo de orangotangos. "Não sabemos quantos orangotangos foram envolvidos no ataque, mas é claro que não foi apenas um deles”, disse um funcionário da Agência local de Conservação do Governo. O porta-voz, Hartono, acrescentou: “O homem foi gravemente ferido. Alguns de seus dedos estavam quase arrancados. Ele havia desmaiado depois de perder muito sangue. Parece que ele foi cercado por um grupo de orangotangos, mas o que não se sabe é se ele estava tentando tirá-los da plantação de palmeiras”.
A Agência de Conservação tem arquivos sobre ataques chocantes a orangotangos, realizados por trabalhadores das plantações de palmeiras que agem sob comando de seus chefes, afirmando que os animais estão prejudicando as suas plantações. Alguns dos macacos foram agredidos até a morte com facas, enquanto outros foram mortos a tiros ou fatalmente espancados com cassetetes. No início deste ano, o Daily Mail revelou como conservacionistas chegaram em cima da hora para salvar uma mãe orangotango e seu bebê quando trabalhadores de uma plantação de palmeiras partiam para matá-los. Então, nesta semana, veio a notícia angustiante do tiroteio no qual uma fêmea de orangotango ficou cega de um olho e perto da morte, quando foi encontrada pelos conservacionistas com mais de 100 tiros de “chumbinho”.
A Fêmea atingida pelos tiros, está agora em recuperação em uma clínica, mas os ambientalistas ainda estão decidindo se ela pode ser liberada de volta à natureza ou se deverá ser mantida em cativeiro pelo resto de sua vida. A Indonésia é o maior produtor mundial de óleo de palma e, enquanto os lucros das empresas crescem, as florestas que são a moradia dos orangotangos continuam a diminuir para abrir caminho para as plantações de palmeiras. “O ataque ao trabalhador é, talvez, uma indicação de que o orangotango percebe que deve atacar para salvar seu habitat”, disse um ambientalista em Jacarta. “Isso não é algo que ouvimos falar com frequência”. (Fonte:anda.jor.br)