sexta-feira, 1 de junho de 2012
Saiba o que é doença periodontal em seu cãozinho, como prevenir e tratar.
Doença Periodontal é uma moléstia que acomete as estruturas que suportam (envolvem e protegem) os dentes dos cães.
Os sintomas mais evidentes que encontramos são mau - hálito, Inflamação Gengival (Gengivite), Placa Bacteriana e dor. O principal agente causador é o hábito alimentar errôneo que provoca o acúmulo de placa bacteriana, que nada mais é que o acúmulo de restos alimentares que propicia e forma um meio adequado para as bactérias se acumularem, causando assim a formação deste "biofilme dentário" (placa bateriana). Mas como evitar e prevenir o aparecimento da placa e do tártaro nos dentes do meu cachorro?
A melhor maneira de prevenir é não fornecer ao seu animal nada além de ração, de preferência de boa qualidade. A própria estrutura da ração em grãos duros já evitam o acúmulo da placa.
Além disso, pode-se fazer a higienização dentária (escovação) que deve ser estimulada desde cedo, para que se torne um hábito, e o animal não se sinta agredido e pense que se trata apenas de uma brincadeira. Existem também alguns produtos no mercado que auxiliam na prevenção como ossos defumados, ossos artificiais, objetos duros e escovas com cerdas macias.
Se mesmo assim, seu animal apresenta mau- hálito, dentes amarelados nada saudáveis, a até mesmo falta de apetite, leve-o ao médico veterinário. Ele poderá fazer uma avaliação e até um posterior tratamento periodontal (remoção do cálculo), limpeza dentária e polimento adequado. Algumas vezes é necessário o uso de antibióticos e colutórios.
Este tratamento deve ser feito com anestesia, de preferência inalatória, para que com o animal dormindo possa ser feita uma boa limpeza, sem incomodá-lo.
A falta de higienização pode causar problemas graves em diversos órgãos, tais como: meningite (Sistema nervoso), regurgitamento da válvula mitral e degeneração do miocárdio (coração), fibrose pulmonar, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquite (pulmões), Hepatopatias e inflamação do parênquima hepático (fígado), Nefrite Intersticial e Glomeru conefrites (rins), Artrites, discolespondielite (articulações), e febres sem causa aparente.
Por isso fique atento ao comportamento de seu animal e ao primeiro sinal, consulte seu veterinário.
(Fonte: conteudoanimal.com.br)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário