quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

FIM DAS TOURADAS NA CATALUNHA (Que isso tbm. possa a acontecer em todos lugares onde há touradas)

Em 1o de janeiro de 2012, a longa batalha pelo término das touradas na região espanhola da Catalunha chega finalmente ao fim, com a efetivação da proibição aprovada no ano passado.

A medida foi o resultado de uma maciça campanha liderada por grupos atuantes na defesa dos animais, a plataforma local conjunta PROU – “Basta” em Catalão -, que contou com a adesão de mais de 165 mil apoiadores da WSPA.

“A proibição é um tremendo sucesso para os ativistas antitouradas da Espanha, deixando-nos também mais esperançosos quanto a proibições das touradas em outras partes do mundo. Gostaria de agradecer aos 180 mil catalães que exigiram o fim desta prática terrível em sua região, sem os quais esta proibição não teria sido possível. Agradeço também a todas as pessoas que nos apoiaram em todo o planeta, exercendo pressão internacional sobre o parlamento catalão”, ressaltou o gerente de programas da WSPA, Dirk Jan Verdonk.

A luta se estende à América Latina
Depois da Espanha, as maiores platéias para este tipo cruel de “espetáculo” estão no México e na Colômbia. A WSPA vem envidando esforços para dar fim às touradas em ambos os países.

No caso do México, a WSPA está trabalhando em parceria com a Associação Mexicana pelos Direitos dos Animais (AMEDEA, na sigla em espanhol) pela proibição através de um amplo debate nacional visando à alteração das leis para espetáculos públicos. Recentemente também, a WSPA participou de uma reunião de cúpula contra as touradas na Cidade do México, onde possíveis alterações na lei foram discutidas com os nossos parceiros.

O mais surpreendente, talvez, esteja no fato de que as discussões pelo fim das touradas, através do voto em assembléia, estejam ocorrendo exatamente na cidade que apresenta o maior número de touros mortos em arenas, como é o caso da capital mexicana. Esta nova legislação foi proposta pelo Partido Verde local e tem o apoio da WSPA e de nossos parceiros.

(Fonte: www.wspabrasil.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário