segunda-feira, 18 de junho de 2012

Cuidados que devemos ter com nossos animais nesse mês de festas juninas.....vão ai as dicas.

Com as festas juninas, além do clima de comidinhas e petiscos, aparecem os fogos de artifício, bombinhas e até morteiros. Alguns deles causam incômodo em nós seres humanos, por serem muito barulhentos ou terem um cheiro forte quando queimados muito próximos. Agora imagine o transtorno que essas festividades podem causar aos bichinhos? Neste caso é importante observar o comportamento de seu animal de estimação, como explica Fernanda Fragata, diretora do Hospital Veterinário Sena Madureira. — Se o animal for mais agressivo, na hora dos fogos e do barulho intenso é melhor deixa-lo isolado, pois, como defesa, ele pode atacar o dono. Fernanda acrescenta que a atenção também deve estar com os gatinhos ou cachorros que fiquem mais assustados, pois, no hospital, já recebeu casos de queimaduras de bichinhos bem machucados. — Certa vez tivemos no hospital um cachorro com queimaduras que, ao se assustar com fogos, tentou se esconder atrás do motor da geladeira. O caso era bem grave e isso pode acontecer também com gatos e outros animais de estimação. Morteiros e até as inofensivas (para nós) biribinhas também são causadores de problemas graves em animais, podendo provocar queimaduras e outros acidentes. — Muitos gatos são brincalhões e cachorros não ficam atrás. Podem querer tocar a bombinha ou o morteiro e sofrer graves ferimentos. Prevenções De acordo com Fernanda, o melhor remédio para o animal, tanto assustado, quanto agressivo – e até mesmo os que parecem não se importar com o barulho, é colocar algodão no ouvido antes do período dos fogos. — Se o animal já tiver alguma doença cardíaca ou crises de convulsão, nestes períodos que incluem dias de jogos de futebol e festas juninas, o ideal é fazer uma avaliação com o veterinário para, se for o caso, até aumentar a dose de calmantes e remédios. Deixar o animal o menos estressado e não demonstrar a ansiedade a ele também é uma boa dica. — Muitas vezes o dono fica tão ansioso e apreensivo que transfere isso ao animal. Além disso, Fernanda aponta a necessidade de fechar lugares em que o bichinho possa se esconder, a fim de evitar que eles se machuquem (atrás de fogões, eletrodomésticos em geral, embaixo de camas) para que não fiquem entalados, se queimem ou tenham algum tipo de corte. — Também vale ficar atento para que o animal não queira escapar pelo portão e corra o risco de ser atropelado ou se acidente em escadas e elevadores de prédios, por exemplo. Ficar de olho em seu bicho de estimação é fundamental para a sobrevivência dele. (Fonte: R7.com)

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Notícias sobre o caso do Cãozinho Lennox, que desde 2010 está "preso" na Irlanda.

O caso do cãozinho Lennox continua a comover as pessoas no mundo todo. Conforme vem sendo publicado na ANDA, Lennox e seus tutores têm sido vítimas de um angustiante e injusto processo: tudo começou quando o cão foi levado da casa de sua tutora por oficiais da cidade de Belfast em maio de 2010. Embora seja um cão dócil e nunca tenha apresentado comportamento agressivo, ele foi considerado como “um perigo ao público”, e em seguida, condenado à eutanásia. Recentemente, os juízes rejeitaram o pedido da tutora de Lennox, para reconsiderar a ordem de sacrificar o cachorro. Segundo informações do jornal Belfast Telegraph, os tutores de Lennox publicaram a seguinte mensagem em 13 de junho: “Gostaríamos de agradecer a todos pelas inúmeras mensagens de apoio que recebemos nas últimas 24 horas, e pelo apoio de tantos desde que Lennox foi levado em 2010. Este é um momento muito difícil para nossa família. Os últimos dois anos têm sido extremamente estressantes por muitas razões, e entendemos que este caso têm sido muito emotivo para defensores de animais do mundo todo, que vêem se manifestando contra as falhas da BSL (Lei de Raça Específica). Nós nos confortamos com o conhecimento que não somos os únicos devastados pela recente decisão. Estamos conversando com nosso time de advogados, e iremos publicar outra declaração em breve.” Cesar Millan, apresentador do show O Encantador de Cães, informou em 12 de junho, através de sua conta no Twitter, que está estudando com sua equipe como poderá ajudar Lennox. Ele declarou em sua página na internet: “Pessoas têm me enviado emails, mensagens no Facebook e Twitter esta semana sobre este triste caso na Irlanda. Enquanto eu não posso falar ou comentar especificamente sobre este cachorro, já que não o conheci, quero dizer que em geral, é do meu conhecimento de que não é a raça que causa problemas comportamentais. Eu não apoio o banimento de raças, ou lei de raça específica de maneira nenhuma, e em qualquer caso de agressão ou problemas comportamentais, eu defendo reabilitação como primeiro recurso.” O Primeiro Ministro da Irlanda do Norte, se pronunciou sobre a decisão em sua conta no Twitter: “Como um defensor de cães, estou muito infeliz com o resultado deste caso. Estive envolvido em um caso parecido…” Ele informou também que políticos não têm poder para interferir em decisões da corte. Na terça feira (12), a notícia de que Lennox seria sacrificado foi recebida com tristeza por pessoas em várias partes do mundo. Um grupo de pessoas se reuniram em silêncio na frente do prédio da Prefeitura em Belfast, e uma ativista na Tasmânia, Nova Zelândia, ligou aos prantos para a redação do jornal Belfast Telegraph, para expressar sua dor. O áudio, em inglês, pode ser ouvido aqui. A família está estudando a possibilidade de levar o caso à Corte de Apelação do Reino Unido, o que faria o valor das custas do processo aumentar em mais de R$ 70.000,00. (Fonte: anda.jor.br)

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Após familias mudarem para casa própria em Hortolândia, animais são deixados para trás.



Moradores de uma área verde no Jardim São Sebastião, em Hortolândia (SP), estão sendo transferidos para apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida, no Jardim Minda, e deixando para trás os animais domésticos de médio e grande porte, porque foram orientados de que eles não devem ser levados para a nova moradia. Alguns animais estariam sendo deixados nas ruas, disseram moradores ao G1.

A faxineira Elza Maria Belo ainda não tem data para ser transferida, mas não sabe o que fazer se não puder levar o cão Pitoco e a gata Nina. “Disseram que não podemos levar a criação. Acho um absurdo. Para mim, eles são como seres humanos”, disse dona Elza. Para ela, o poder público precisava arrumar um lugar onde pudesse deixar os animais.

A operadora de máquinas Júlia Salustiano é tutora do cão Spike. Se realmente for transferida para um apartamento, não abrirá mão da casa nova, mas gostaria de encontrar alguém para adotar o cachorro. “Não tenho coragem de abandoná-lo”, disse.



O sobrinho de Júlia, Edson Salustiano, também não tem data para deixar o local. Ele tem dois cães, os poodles Sofia e Puf. “Se eu for, tenho que levá-los junto”, disse.

A diarista Neusa Cerqueira Rodrigues está de mudança esta semana, mas a gata Nina não vai acompanhá-la, apesar de ser um animal de pequeno porte. “Não tenho condições de colocar grades nas janelas do apartamento e minha gata não fica presa. Ela gosta de sair, então, vou ter que deixá-la”, disse a diarista, enquanto arrumava a mudança.

Outra moradora com mudança marcada para os próximos dias é a trabalhadora rural Maria Florence de Oliveira. Ela tem três gatos e um cachorro, chamado Snoop. “Não tenho com quem deixá-los”, afirmou ela.

Antônio dos Santos está se despedindo do Jardim São Sebastião e do cão Bob. “Eu não tenho com quem deixá-lo. Ele é dócil e já estou sentindo saudades dele. Só de falar começo a chorar”, contou. “Se eu tivesse condições, eu o levaria”, disse Rosângela Oliveira, que também é tutora do cão. O gato da família foi adotado pela amiga Dora Kupferman, que já tem dois cães. “Fiquei com ele, porque ele não pode ficar na rua”, explicou.

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da assessoria de imprensa, informou que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pode ser acionado em caso de moradores que não tiverem com quem deixar os animais após a mudança para os apartamentos no Jardim Minda.

Em nota, a prefeitura informou que existe amparo legal para a criação de animais de pequeno porte em condomínios. As questões de proibição devem ser resolvidas durante as assembleias de condomínios.

(Fonte: anda.jor.br)

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cuidados que devemos ter com nosso cãozinho no inverno.

A época mais fria do ano pode ser muito agradável se tomarmos as devidas providências, tanto para conosco e nossa família, como também para com nossos amigos animais. O Inverno é sinônimo de sossego e tranquilidade: nada melhor do que apreciar um magnífico chá da tarde em frente à lareira, também colocando o papo em dia com os amigose familiares. No entanto, para nossos companheiros animais, a divergência na temperatura pode causar sérios problemas relacionados ao sistema respiratório, imunológico, articulações ósseas ou musculares. Assim, sabemos que todo cuidado torna-se necessário para manter as condições propícias para todos os membros da família nesta época do ano Confira nossas dicas sobre como cuidar dos cães nos dias de frio, a fim de melhor manter o seu bichinho de estimação saudável: Pelagem Se você é adepto dos sistemas de banho e tosa oferecidos pelos Pet Shops, durante o inverno evite que o animal tenha contato com água, e também que tenha o seu pelo tosado. A dica é prepará-los antes mesmo da temperatura abaixar, deixando que sua pelagem cresça naturalmente. Acessórios A queda de temperatura pode ser fatal ao seu cão, principalmente no período noturno: deste modo, prepare o cantinho do animal com uma forragem generosa e cobertores adequados. Coloque também a sua casinha longe do vento, chuva e frio para evitar acidentes com seu melhor amigo, como um possível choque térmico. Lembre-se que estes cuidados nunca são demais e mesmo que o cachorrinho não sinta tanto frio a ponto de querer esses itens, ele automaticamente irá retirá-lo de seu ambiente. Roupas Aos cães que possuem a pelagem mais fina, recomenda-se o uso de roupinhas específicas para seu tamanho, a fim de garantir que o seu corpo fique sempre aquecido. Já os de pelagem mais espessa, no entanto, sofrem alguns incômodos provocados pelo uso das roupas caninas: por isso, avalie em quais condições é realmente necessário vesti-los contra o frio. Dicas importantes Na hora de passear com o seu cachorro, os cuidados devem ser redobrados com a sua saúde, visto que as chances de contrair resfriados e problemas ósseos ou articulares são ainda maiores. Para evitar com que certas doenças venham á tona, certifique-se de que suas patinhas estão bem protegidas, inserindo os sapatos específicos para cães. O mesmo serve caso você more em apartamentos, visto que o piso frio é capaz de provocar lesões na estrutura óssea canina. Com um pouco de carinho, amor e dedicação é possível manter uma vida harmoniosa entre você e o seu bichinho de estimação em qualquer época do ano. Dessa forma, cuide e reforce os laços de companheirismo e amizade com seu cão. (Fonte:www.portalangels.com)

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Devido à uma grande onda de protestos feito pelos protetores, a China desisti finalmente da exportação dos animais (jumentos) do Brasil.(Uma grande vitória!!)

Em julho do ano passado, a empresa chinesa Shan Dong Dong E.E. Jiao Co. Ltda. firmou um protocolo de intenções com o governo do Rio Grande do Norte visando à importação de 300 mil jumentos nordestinos por ano. O anúncio, que chegou a gerar uma onda de protestos de protetores de animais e defensores do jegue, inclusive um apelo internacional da ativista e ex-atriz francesa Brigitte Bardot, felizmente não deslanchou. “O Estado não voltou a ser procurado nem pelo governo chinês, nem por fazendeiros”, afirmou, nesta semana, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Benito Gama. “Ficou na intenção”. De acordo com o protocolo, a empresa chinesa se encarregaria da assistência técnica com melhoria da genética e alimentação, enquanto o governo do Rio Grande do Norte buscaria linhas de crédito. O objetivo cruel consistia em criar os animais para serem mortos para o consumo – comercialização e industrialização da carne e derivados. A ideia foi bem recebida pelo Rio Grande do Norte, pois a exploração dos pobres animais criaria uma nova cadeia econômica no Estado, gerando lucro fácil à base do sofrimento de seres sencientes. Mas o projeto felizmente não foi à frente. Na época, a informação era a de que um grupo de empresários chineses teriam percorrido da Bahia ao Rio Grande do Norte, interessado na compra dos animais, mas apenas o governo do Rio Grande do Norte foi procurado formalmente. (Fonte: anda.jor.br)

Na cidade de Lindoeste-PR, são encontrados nove cachorros em péssimas condições (Que judiação...como pode alguém deixar animais assim?? Um absurdo!!!)

Depois de uma denúncia anônima, a Polícia Ambiental encontrou nove cachorros de raças em péssimas condições em Lindoeste, a 30 km de Cascavel, no oeste do Paraná, na terça-feira (5). Eles estavam amarrados, sem alimento e sem água. De acordo com o soldado do Batalhão da Polícia Ambiental Reginaldo de Paiva, um dos cachorros estava quase morrendo enforcado por um arame, outro com uma coleira de lata no pescoço e com as patas traseiras amarradas. No local havia ainda quatro galos que eram usados para rinhas. O tutor não foi encontrado pela polícia. Todos os animais foram libertados e um veterinário da Prefeitura de Lindoeste cuidou dos ferimentos. Como não foi encontrado ninguém na residência, um vizinho se comprometeu em cuidar dos cachorros. Segundo a Polícia Ambiental, a pessoa que fez a denúncia contou que o tutor dos animais é caçador. Ele sai de casa e deixa os cães amarrados e sem alimento por mais de 15 dias. Os policiais denunciaram o caso ao Ministério Público (MP) para tomar as medidas cabíveis. (Fonte: anda.jor.br)

A Austrália chega a ter mais de 4 milhões de cangurus mortos por ano.

Segundo reportagem do jornal Nine News, da Austrália, a indústria da morte dos cangurus envolve agricultores e proprietários de terras que assassinaram noventa milhões – sim, noventa milhões! – de cangurus nos últimos vinte anos. Como as focas, que têm uma população de 300 mil assassinadas por ano no Canadá, os cangurus freqüentemente sofrem mortes violentas e prolongadas. É comum atirarem nas mães cangurus, depois rasgarem as suas bolsas para arrancarem os seus bebês, e então pisarem sobre as cabeças dos filhotes. Os fazendeiros culpam os cangurus pela degradação das terras na Austrália. Os animais são acusados de danificar colheitas de trigo ou competir com as ovelhas por pastagens. Contudo, a maioria do massacre dos cangurus ocorre no Outback, onde não há cultivo de trigo. Os defensores dos cangurus defendem que o real estrago de terras na Austrália é causado por animais com cascos, como o gado. A advogada de direitos animais canadense Lesli Bisgould diz que, tal como no caso das focas, a caça aos cangurus “está acontecendo em lugares muito remotos, de modo que o único homem que sabe como o animal morreu é o homem que o matou”. Enquanto a matança de focas no Canadá é o maior massacre comercial de animais marinhos de que se tem notícia, a indústria da morte do canguru australiano leva o vergonhoso título com relação à matança de animais terrestres. (Fonte: anda.jor.br)

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Zoo inaugurado em São Vicente-SP, terá mais de 100 animais aprisionados.

Recentemente, o horto municipal de São Vicente/SP, localizado no Parque Ecológico Voturuá, foi reinaugurado como zoológico. Aprisiona um total de 130 animais, que passam a servir de objetos de exibição para a população. Entre os animais, há cinco leões, um casal de onças, um hipopótamo, saguis, cotias, macacos-prego, tucanos, araras, papagaios e outras espécies, toalizando 24 espécies exploradas no local. E novamente pessoas serão induzidas a acreditar que é justo animais serem presos e tornados objetos de exibição, tal como peças de museu, e que educação ambiental se faz obrigando animais a viver aprisionados longe de seus habitats naturais. Recomenda-se enviar protestos ao prefeito Tercio Garcia, enviando mensagens de repúdio contra o zoológico à página Fale com o Prefeito, no site da Prefeitura Municipal de São Vicente. (Fonte anda.com.br)

Saiba sobre a prevenção e tratamento para a Insuficiência Renal no seu animalzinho.

No caso do aparecimento dos sintomas já citados, a médica reforça importância de levar o animal o quanto antes ao veterinário. Isso porque “quando os proprietários descobrem a doença, geralmente o comprometimento do órgão está em mais de 75%”, alerta. De acordo com a dra. Cíntia, para que os proprietários não sejam pegos de surpresa, é importante fazer um check up no animal, pelo menos, uma vez por ano, porque o quanto antes as doenças forem detectadas, menos invasivo será o tratamento. “Nutrir o animal é um aspecto muito importante para conseguir melhorar sua condição física, a fim de que suporte melhor o tratamento”. Nesse sentido, além do apoio com medicação, um cão ou gato com insuficiência renal precisa de uma nutrição especial, própria para o seu quadro. Já existem rações no mercado específicas, com baixo teor de proteína, sódio, potássio e fósforo, prejudiciais para pacientes com problemas renais. Para finalizar, a médica reforça que um animal que vai ao veterinário com frequência, é vermifugado e vacinado, tem menos propensão a contrair doenças e, mesmo que isso ocorra, a probabilidade de descobri-las ainda no início é muito grande, o que facilita o tratamento e aumenta a expectativa de vida dele. (Fonte:omelhoramigodohomem.com.br e PetMag)

Como saber se seu animalzinho está com insuficiência renal.

Sintomas como perda do apetite, depressão, vômito, diarreia, urina em excesso e dificuldade de respiração são os principais sinais de problemas renais. Infelizmente, doenças como a insuficiência nos rins têm se tornado cada vez mais comuns em cães e gatos, portanto, é bom investir na prevenção dos bichinhos. De uma forma mais específica, cachorros da raça Boxer, Schnauzer, Shih tzu e Rottweiler, bem como gatos Persas precisam de cuidados redobrados, isso porque eles têm uma maior predisposição genética para a doença. A insuficiência renal é caracterizada pelo mau funcionamento dos rins, que deixam de filtrar corretamente os produtos nitrogenados do sangue. Ou seja, substâncias ruins para o organismo dos animais que deveriam ser eliminadas permancem na corrente sanguínea. Além disso, os rins também são responsáveis pela produção de hormônios que controlam a produção dos glóbulos vermelhos, que evitam a anemia, e também um outro, que regula o cálcio no intestino. Segundo a médica veterinária, Cíntia Fuscaldi, gerente de produtos da Royal Canin, a insuficiência renal se manifesta em animais em idade avançada, entre 10 e 14 anos, mas em raças grandes, são comuns os sintomas a partir dos sete anos. Caso o seu pet esteja no grupo de risco, não há porque se preocupar. De acordo com a veterinária, graças aos avanços da medicina, já é possível identificar as doenças renais com mais rapidez, o que facilita também o tratamento. “Hoje é possível fazer o diagnóstico com muito mais precisão e agilidade, o que não ocorria há dez anos. Muitas vezes, o proprietário tomava conhecimento da doença quando o animal ia a óbito”. A especialista explica ainda que a mudança na forma que cães e gatos são tratados pelos donos também contribuiu para o avanço da medicina veterinária. Como eles agora são considerados como membros da família, aumentou a afetividade, e consequentemente, intensificaram-se os cuidados e a visita ao veterinário. (Fonte:omelhoramigodohomem.com.br e PetMag)

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Saiba o que é doença periodontal em seu cãozinho, como prevenir e tratar.

Doença Periodontal é uma moléstia que acomete as estruturas que suportam (envolvem e protegem) os dentes dos cães. Os sintomas mais evidentes que encontramos são mau - hálito, Inflamação Gengival (Gengivite), Placa Bacteriana e dor. O principal agente causador é o hábito alimentar errôneo que provoca o acúmulo de placa bacteriana, que nada mais é que o acúmulo de restos alimentares que propicia e forma um meio adequado para as bactérias se acumularem, causando assim a formação deste "biofilme dentário" (placa bateriana). Mas como evitar e prevenir o aparecimento da placa e do tártaro nos dentes do meu cachorro? A melhor maneira de prevenir é não fornecer ao seu animal nada além de ração, de preferência de boa qualidade. A própria estrutura da ração em grãos duros já evitam o acúmulo da placa.
Além disso, pode-se fazer a higienização dentária (escovação) que deve ser estimulada desde cedo, para que se torne um hábito, e o animal não se sinta agredido e pense que se trata apenas de uma brincadeira. Existem também alguns produtos no mercado que auxiliam na prevenção como ossos defumados, ossos artificiais, objetos duros e escovas com cerdas macias. Se mesmo assim, seu animal apresenta mau- hálito, dentes amarelados nada saudáveis, a até mesmo falta de apetite, leve-o ao médico veterinário. Ele poderá fazer uma avaliação e até um posterior tratamento periodontal (remoção do cálculo), limpeza dentária e polimento adequado. Algumas vezes é necessário o uso de antibióticos e colutórios. Este tratamento deve ser feito com anestesia, de preferência inalatória, para que com o animal dormindo possa ser feita uma boa limpeza, sem incomodá-lo. A falta de higienização pode causar problemas graves em diversos órgãos, tais como: meningite (Sistema nervoso), regurgitamento da válvula mitral e degeneração do miocárdio (coração), fibrose pulmonar, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquite (pulmões), Hepatopatias e inflamação do parênquima hepático (fígado), Nefrite Intersticial e Glomeru conefrites (rins), Artrites, discolespondielite (articulações), e febres sem causa aparente. Por isso fique atento ao comportamento de seu animal e ao primeiro sinal, consulte seu veterinário. (Fonte: conteudoanimal.com.br)

Estudos revelam que os animais de estimação ajudam os seus donos a enfrentarem os momentos difíceis.

Ter um animal de estimação traz benefícios aos seus donos. Até aí, não há novidade alguma. No entanto, um estudo publicado na edição de março do “Journal of Personality and Social Psychology” foi além e descobriu que conviver com um bichinho satisfaz a necessidade social tanto quanto estar com um melhor amigo humano. A pesquisa passou por três diferentes etapas. Na primeira, estudou-se como ter um animal de estimação pode influenciar no bem-estar humano. Para isso, os pesquisadores fizeram uma série de perguntas comportamentais para donos e não donos de animais. O resultado já era de se esperar: as pessoas que possuíam um bichinho tinham maior autoestima, se exercitavam mais e tendiam a ser menos solitárias do que os demais. Procurando sair do óbvio, os pesquisadores partiram para um segundo teste, apenas com os donos de cachorros: o quanto o animal poderia preencher a vida social. Foram repetidas as análises anteriores, mas adicionando perguntas da relação entre o dono e o cachorro, além da avaliação comportamental de ambos. Os resultados comprovaram que os cães que eram mais ativos, menos agressivos e de personalidade mais alegre eram melhores vistos por seus donos, trazendo bem-estar. No terceiro estudo, os participantes foram induzidos a experimentar sentimentos de solidão e isolamento social ao descreverem situações negativas que passaram em suas vidas. Em seguida, foi pedido para que escrevessem sobre o animal de estimação e o melhor amigo, descrevendo as relações com cada um individualmente. Foi, então, descoberto que os animais podem compensar a negatividade de experiências de rejeição tão bem quanto um melhor amigo humano. Portanto, os animais podem ser grandes aliados em momentos difíceis, ajudando psicologicamente e fisicamente os seus donos. (Fonte:homeopet.com.br)