domingo, 11 de setembro de 2011

Adotar um animal é com certeza um ato de amor, mas também de muita responsabilidade

Quem é tutor de um animal doméstico sabe: o envolvimento é tão grande que às vezes o fato de ser um cão ou um gato é apenas um detalhe. O companheirismo vai além quando se fala em adoção. Cães e gatos abandonados chegam todos os dias no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande (MS),como também em toda parte do brasil, e aguardam por um lar.

Mas além de amor, é preciso responsabilidade para adotar um animal. Um ser vivo precisa de alimento, cuidados médicos, higiene, espaço e atenção para sobreviver de maneira digna. No caso dos animais domésticos, é uma escolha que deve levar em conta diversos cuidados. “Um cão ou um gato não bate na sua porta para você adotá-lo, você quem escolhe. E você tem que ter cuidados especiais porque é uma vida”, lembra a veterinária e coordenadora do CCZ, Júlia Maksoud.

Depois de analisar os gastos com comida e separar um cantinho aconchegante para o animal, vem a melhor parte, escolher o companheiro. De segunda a sexta das 17h às 19h o CCZ abre as portas para a adoção, basta levar um comprovante de residência e documento pessoal,o animal vem vacinado, e se for de desejo do dono, já pode vir castrado.
Guarda responsável

Alguns ‘mandamentos’ regem a guarda responsável de animais, como a adoção em abrigos, em vez da compra, a pesquisa sobre a raça do animal e suas especificidades e a educação do animal até por meio de uma reeducação profissional, se necessário. Para um bom convívio com a sociedade, é importante não esquecer de limpar os dejetos do animal quando o levar para passear e fazer sempre a higiene do companheiro com banhos e tosas regulares.

(Fonte:www.anda.jor.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário