A obesidade não é apenas um problema humano.
Os animais domésticos estão ficando cada vez mais gordos. Cerca de 40 % dos cães levados às clínicas veterinárias, sofrem de obesidade.
Obesidade, por definição , é um acúmulo excessivo de gordura no corpo.
Os animais podem sofrer de obesidade fisiológica – devido a alimentos impróprios para seu consumo e falta de atividades físicas – ou patológica – que são as disfunções hormonais.
A primeira causa da obesidade é a superalimentação - alimentação rica em gorduras e carboidratos – doces, restos de comida, etc. ( causa fisiológica ).
25% dos cães sofrem de disfunções hormonais e 15% têm a obesidade do estresse ( solidão ou carência de atenção).
A obesidade apresenta maior incidência em animais adultos e idosos, sendo mais comum em fêmeas (do que em machos) e em animais castrados.
A obesidade pode levar a outras patologias : diabetes, problemas cardíacos e pulmonares, problemas de coluna, problemas ósseos, etc.
O excesso de peso é uma condição debilitante da saúde e, que deve ser corrigido pela prescrição de ração light pelo médico veterinário e exercício físico, também orientado pelo veterinário (o sedentarismo estimula o ganho de peso ).
(fonte: www.greepet.vet.br)
A melhor forma de evitar a obesidade nos animais, que é o distúrbio nutricional mais comum em sociedades evoluidas como a nossa em termos de cães e gatos, é a prevenção. É mais comum nas idades avançadas e nas fêmeas. Os animais obesos têm um excedente de peso em mais de 15% e uma incidência muito mais elevada de artrites , doenças cardíacas , diabetes, e um aumento dos riscos em reprodução.
A maioria das pesquisa em seres humanos e animais sugere que o aumento de peso diminui a esperança média de vida.
Em alguns animais de estimação, particularmente os gatos, um abdómen grande e descaído podem indicar obesidade . É importante que recorra ao seu médico veterinário habitual para verificar se sendo obeso sofre de alguma das doenças que foram referidas anteriormente.
Como pode o seu animal de estimação perder o peso? Se o seu animal tem excesso de peso pode através de uma dieta indicada por um médico veterinário que pode incluir alimentação específica e uma mudança no estilo de vida do seu animal e no do dono, no caso da obesidade provocada por sedentarismo, reverter a situação. Evite dar guloseimas por sistema bem como efectuar a mesma alimentação que os donos ou recorrer a restos, que não é de forma alguma uma alimentação saudável.
(Fonte:hospitalveterinarioprincipal.blogspot.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário