quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Importantes informações sobre a raça Dalmata (Um lindo cão preto e branco)


O fato de ter maior ou menor número de manchas não tem qualquer relevância, desde que não estejam juntas. As orelhas são predominantemente pretas e o focinho branco. A cauda apresenta com frequência um movimento em arco e, embora mais raramente, algumas manchas pequenas. O seu aspecto nobre e esbelto torna o Dálmata um cachorro elegante. A pelagem desta espécie é curta, dura, densa, fina, lisa e brilhante, mas os elementos mais importantes são dados pela cor (sempre branca) e pelas manchas (que podem ser de cor castanha ou pretas). Os Dálmatas são cachorros bastante inteligentes que nos conseguem transmitir os seus desejos com expressões corporais e latidos. Normalmente dão-se bem com outros animais, havendo sempre algumas exceções.


Por norma é um cachorro amistoso e calmo, mas atenção que por de traz das pintas e de um aspecto amigável, por vezes podem ser cachorros que não dão muita confiança a estranhos, sendo por isso também um bom guarda. A história de sua origem é bastante remota, é uma raça bastante antiga, e esse é um dos fatores que a tornam um pouco confundível atribuindo-lhe vários países de origem. Alguns pesquisadores afirmam que a raça tenha se originado no Egito antigo, onde o cachorro aparece em imagens sobre as tumbas dos faraós. Outros afirmam que a raça seja originária da região da Dalmácia (atual Croácia), afirmando também que o nome da raça advém do nome da região.

O Dálmata sempre foi um cachorro vistoso, atribuindo-lhe um estatuto de cachorro preferido pela nobreza, e era utilizado para acompanhar as carruagens para as proteger de supostos ataques. É um cachorro que se dá bem com cavalos, já que estes fazem também um pouco parte dos seus primeiros desenvolvimentos como raça. Tanto que tornou-se mascote dos bombeiros americanos (resquício do tempo em que os caminhões de bombeiros eram puxados por cavalos).


E sobre os cuidados dispensados aos Dálmatas, eles são cachorros resistentes e que se adaptam bem a qualquer temperatura, mas por vezes são submissos a problemas de pele e pelo, tendo de andar bem vigiados nesse sentido, e uma escovação por semana é o suficiente, já que o seu pêlo é forte e curto. Outro problema é a surdez, sendo esta raça é bastante afetada por esta característica. É um cachorro que necessita fazer bastantes exercícios físicos diários, para poder gastar toda a sua energia, é uma raça tambem muito propícia a problemas cardíacos, renais e articulares.


(Fonte:dihitt.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário