sexta-feira, 20 de abril de 2012

Veja as dicas de como saber se o seu caõzinho está ficando nervoso e stressado.

Segundo o zootecnista e professor da Pontifícia Universidade Cató­li­ca do Paraná (PUCPR), Paulo Rena­to Parreira, algumas espécies são mais dispostas a ficarem nervosas e estressadas, como os terriers – yorkshire, bull e scottish. “Essas são raças temperamentais, pois em sua origem eram caçadores. Esses cães são teimosos e de temperamento forte”. Mas o que pode deixar o animal bem nervoso é a falta de atenção, largá-lo muito tempo sozinho ou preso em um espaço pequeno. Essas atitudes podem afetar qualquer raça, não só os terriers.
Os especialistas explicam que o temperamento do cão depende da raça, mas o comportamento é moldado segundo a forma como o dono o educa. Os cachorros mimados tendem a ter um comportamento agres­sivo quando são deixados de lado por algum motivo. Se o dono altera algo em sua rotina e deixa de dar ao animal a mesma atenção de antes, é comum que ele expresse seu descontentamento de alguma forma.
Segundo Parreira, os cachorros precisam ter uma atividade, seja passeio, brincadeira ou contato com outros. Se uma dessas deixa de acontecer na mesma frequência, o ideal é substituir por algo. “Se não tem mais como fazer o mesmo número de passeios, por exemplo, dá para trocar por um tempo pela brincadeira com bolinha. O que é prejudicial é deixá-lo sem fazer nada. Isso faz com que ele tente chamar atenção”, afirma.
Os cães que de uma hora para outra começam a fuçar o lixo de casa, comer alguns objetos que encontra pela frente, lamber pelos e outras partes do corpo – ou até mordê-las – estão dando sinais que precisam de atenção. Por isso o mais indicado é que na hora de escolher seu companheiro se leve em conta o tipo de vida do dono, quanto tempo esse animal ficará sozinho e que espaço e condições ele terá para fazer alguma atividade. “Deixar em casa confortável, com boa comida e brinquedos em volta não adianta. O cachorro precisa de atenção. Nesse ponto, é como uma criança”, diz o professor da PUCPR. (Fonte:gazetadopovo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário