quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Baleia de espécie rara é encontrada morta na praia Cidreira,litoral norte R.Gde.Sul


Uma baleia de espécie rara foi encontrada no final da tarde de terça-feira morta na praia de Cidreira, no litoral norte gaúcho. Essa é a primeira vez que um animal da espécie baleia-bicuda-de-cuvier (Ziphius cavirostris) foi vista na área, informou o professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e pesquisador do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul Paulo Henrique Ott.
O cetáceo, que mede 5,85 m e pesa cerca de 1,5 t, foi identificado como macho subadulto. De acordo com o professor, as baleias-de-bico - da família Ziphiidae - estão entre as espécies de cetáceos menos conhecidas no mundo. No Brasil há poucos registros da espécie, aproximadamente 20, informou Ott.
Foram coletadas amostras de tecidos e órgãos da baleia para análise, o que permitirá "conhecer mais da biologia da espécie", afirmou Ott. Segundo o pesquisador, as baleias-de-bico têm hábitos oceânicos e não costumam se aproximar da costa, por isso são raros os registros de encalhe das espécies desta família.


(fonte: terra.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário