terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Uma má alimentação também pode gerar uma gastrite no seu animalzinho. Saiba como cuidar, ou prevenir.

Você sabia que alimentos gordurosos, com muito sal ou condimentos, e até o excesso de ração podem provocar gastrite no seu melhor amigo?

A GASTRITE também pode ser causada por uma ração de baixa qualidade. “Estes fatores podem afetar diretamente as células da mucosa gástrica produtoras dos sucos digestivos”, explica o médico veterinário Claudio Martins Real. Segundo o especialista, com a mucosa gástrica prejudicada, a digestão também é afetada, motivando o chamado embaraço gástrico. “Se o cão sofrer com a má alimentação por vários dias, pode gerar um quadro de Dispepsia, com vômitos e, finalmente, ao quadro mais grave de uma gastrite”, explica. A consequência final pode ser a produção de uma úlcera gástrica.

MEDICAMENTOS sem prescrição

O USO continuado e indiscriminado de determinados medicamentos, tais como anti-inflamatórios, antibióticos ou corticóides, também pode gerar problemas gástricos nos cachorros. “E não só a produção de gastrites, como também gerar a formação de úlcera gástrica, como ocorre com grande frequência com o uso abusivo de anti-inflamatórios”, adverte o médico veterinário.
Uso indiscriminado de medicamentos pode gerar úlcera
CONFIRA abaixo as principais causas da gastrite em cães:

ALIMENTAÇÃO

Alimentos provenientes do prato do dono, excesso de sal, gordura e mantimentos. Além de comida muito fria ou muito quente, ou em quantidade excessiva.
CORPO estranho
Ingestão de brinquedos e outros objetos que se alojam no estômago.

ESTRESSE

Cães que sofrem com a ausência do dono ou são indisciplinados com o dono.

REMÉDIOS
Administração de medicamentos usados pelos donos, de forma indiscriminada ou sem a prescrição de um médico veterinário.

DOENÇAS
Problemas no esôfago, insuficiência hepática e renal, alergia e infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. Pylori) ou algum vírus.

DICA EXTRA: Seu cachorro costuma comer aquela graminha do jardim? Este costume pode indicar que seu pet está tentando ajudar seu sistema gástrico a funcionar – ou, simplesmente, curte uma comidinha mais vegetariana para variar.


(Fonte: caninablog.wordpress.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário